top of page

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE

A demonstração do resultado do exercício tem a seguinte estrutura:

RECEITA BRUTA DE VENDA DE BENS E SERVIÇOS

(-) Impostos sobre vendas

(-) Devoluções, descontos comerciais e abatimentos

(=) Receita líquida

(-) Custo dos produtos e serviços vendidos

(=) Lucro bruto

(-) Despesas de vendas

(-) Despesas administrativas

(-) Despesas financeiras líquidas

(-) Outras despesas operacionais

(=) Lucro operacional

(+) Receitas não operacionais

(-) Despesas não operacionais

(=) Lucro antes do Imposto de Renda

(-) Imposto de Renda

(-) Participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias

(=) Lucro (ou prejuízo) líquido do exercício

A receita bruta é o resultado da venda dos produtos ou serviços da empresa. A receita líquida é a receita bruta deduzida de impostos e de devoluções, descontos e abatimentos concedidos. Para calcular o lucro bruto, a partir da receita líquida subtrai-se o custo dos produtos ou serviços vendidos que refere-se ao custo histórico de aquisição desses bens. Caso seja uma empresa industrial, esse valor deve ser mostrado contemplando os custos de transformação da matéria-prima em produto acabado.

Para auferir o lucro operacional subtrai-se do lucro bruto as despesas de vendas, administrativas, financeiras e outras despesas operacionais. Nesse cálculo podem ser somadas eventualmente outras receitas operacionais.

Seguindo o esquema, calcula-se agora o lucro antes do imposto de renda. Esse item é calculado a partir do lucro operacional, deduzindo-se as despesas não operacionais e acrescentando-se as receitas não operacionais. Aqui cabe ressaltar que, segundo o Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações (aplicável às demais sociedades) do FIPECAFI, “somente farão parte dos resultados não operacionais os lucros ou prejuízos na venda ou baixa de bens do Ativo Permanente. São, portanto, os resultados nas baixas ou alienações de Investimentos, de Ativo Imobilizado ou Ativo Diferido. A tais resultados a legislação fiscal dá o nome de Ganhos e Perdas de Capital”. Finalmente, calcula-se o lucro líquido, diminuindo o imposto de renda e a participação de debenturistas, empregados, administradores e demais beneficiárias do lucro antes do imposto de renda.

Essa estrutura básica pode apresentar mais ou menos itens, de acordo com a empresa. Tais alterações, no entanto, não devem fugir demasiadamente do apresentado e devem respeitar a legislação vigente.


Post em Destaque
Posts recentes
Arquivo
Procura por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page