top of page

Projetos de Viabilidade / Investimentos

Antes de iniciar um negócio novo ou ampliar um já existente, faça um Projeto de Viabilidade. Este instrumento gerencial tem como objetivo colocar a atividade empresarial no papel antes de executá-la. A existência de qualquer falha no projeto será descoberta com antecedência, dando condições para a realização de correções, antes de investir.


Planejar é fundamental!


Com um Projeto de Viabilidade bem elaborado o empreendedor investe seus recursos de forma planejada, com maior segurança, sabendo, antecipadamente, até onde e como poderá chegar.


Saber antecipadamente se o empreendimento que se pretende construir é viável tanto no aspecto mercadológico, técnico como financeiro é de fundamental importância para um empreendedor, pois assim procedendo evitar-se-á desperdício de tempo e de recursos financeiros se atividade não for viável e reduzirá significativamente o risco de insucesso do empreendimento, dando condições para que o empreendedor invista seus recursos com muito mais segurança.


Objetivos de um Projeto de Viabilidade


Vários são os motivos que levam um empreendedor a elaborar um projeto de viabilidade, entre os quais destacamos:

a) proporcionar condições para que sua decisão de investir seja tomada de forma racional, planejada, pensada, reduzindo os riscos e aumentando o grau de sucesso do empreendimento;

b) servir de instrumento de análise em instituições bancárias na solicitação de financiamentos, com o objetivo de completar seus recursos próprios;

c) demonstrar a viabilidade do empreendimento para atração de sócios ou investidores de capital.

d) Convencer os acionistas de uma empresa já em funcionamento da viabilidade de realizar novos investimentos.


Informações que compõem um Projeto de Viabilidade


Um Projeto de Viabilidade, bem elaborado, responde às seguintes perguntas do empreendedor:

Existe mercado para o produto ou serviço que pretendo oferecer?

O mercado consumidor está em crescimento, estagnado ou em declínio?


O preço de venda que pretendo praticar é competitivo?


Qual é a área geográfica para venda dos produtos/serviços no mercado?


Qual é o potencial do mercado consumidor?


Que estratégia será necessária para entrar ou ampliar a atuação no mercado?


Há disponibilidade de matéria-prima, insumos ou mercadorias para abastecer a atividade?


Que preços os fornecedores estão praticando e onde estão localizados?


A localização do ponto em relação ao mercado consumidor e fornecedor é adequada?


Qual o tamanho da área em m2 que vou necessitar para instalar a empresa?


Qual é o melhor “lay out” ou arranjo físico das instalações?


Qual é o valor do investimento fixo, ou seja: terreno, obras civis, equipamentos, instalações, entre outros?


Qual é o valor do capital de giro que precisarei investir?


Tenho recursos próprios suficientes ou necessitarei de um financiamento?


Qual linha de crédito é a mais conveniente para completar o investimento?


Qual é a meta de faturamento desde o início até atingir a capacidade plena?


A tecnologia que vou utilizar é moderna e competitiva?


Quanto de recursos humanos são necessários, especialização e respectivos salários?


Quais serão os custos fixos e os custos variáveis mensais após iniciar a atividade?


Qual é a projeção do lucro operacional mensal e anual?


O lucro é suficiente para bancar um financiamento bancário?


Qual é o ponto de equilíbrio da atividade, isto é o nível de faturamento em que a empresa não gera lucro nem prejuízo?


Qual é a rentabilidade do negócio e o tempo de retorno do investimento?


Tenho bens suficientes para cobrir a garantia exigida do financiamento?


Os empreendedores têm experiência empresarial e estão preparados para administrar a empresa?




O Projeto de Viabilidade no Processo de Implantação de uma Empresa


Projeto de Viabilidade.jpg

Portanto, o Projeto de Viabilidade é o segundo passo no processo de criação de uma empresa ou o primeiro após a concepção da idéia de iniciar um negócio e de investir numa atividade empresarial. Sendo inviável, desiste se da idéia e deixa-se de investir recursos numa atividade que poderia trazer muitas dores de cabeça no futuro. Sendo viável parte-se para sua execução com muito mais confiança e certeza de estar investindo numa atividade que o ajudará a ter sucesso profissional.


PRÉ PROJETO DE VIABILIDADE X PROJETO DE VIABILIDADE


Pré-projetos de Viabilidade


Analisar a viabilidade de implantação de empresas requer muito cuidado, pois trata-se de iniciar um negócio novo, sem o respaldo da experiência passada que uma empresa, já em funcionamento, apresenta.

A importância de fazer uma análise prévia da viabilidade do negócio não tem nenhuma relação com o valor do investimento, pois R$ 10.000,00 pode ser o resultado de uma economia conquistada ao longo de uma vida inteira; portanto todo esforço visando reduzir o risco de uma eventual frustração deve ser feito.

Muitas vezes é recomendável iniciar a análise de viabilidade de um negócio pelo Pré-projeto de Viabilidade, porque assim procedendo é possível reduzir o custo da análise. Não é recomendável proceder uma análise detalhada e criteriosa de um investimento, sem antes fazer uma prévia rápida e objetiva dos aspectos que podem comprometer sua viabilidade.

O Pré-projeto de viabilidade abrange a análise dos mesmos componentes de um projeto de viabilidade completo, com a ressalva de fazê-los objetivamente, sem se preocupar com os detalhes de menor importância, que não comprometam a viabilidade do negócio. Nem por isso deixa de apresentar informações suficientes para uma tomada de decisão: a de prosseguir no estudo, fazendo o projeto de viabilidade ou desistir de realizá-lo face à constatação de sua inviabilidade detectada no pré-projeto.


Projetos de Viabilidade


Quando uma idéia já está madura e estruturada suficientemente e o investidor já realizou o estudo prévio da mesma ou o pré-projeto de viabilidade, é recomendável fazer em seguida o Projeto de Viabilidade antes de executá-la, pois assim aprofunda-se na análise de viabilidade em grau de detalhes suficiente para tornar o risco de insucesso ainda menor.

Portanto, o Projeto de Viabilidade abrange a análise dos mesmos itens de um pré-projeto, porém, com um grau de detelhamento maior, proporcionando maior segurança na decisão do investidor.

O Projeto de Viabilidade cumpre, portanto, a função de respaldar a decisão de um investimento e de racionalizar sua execução no tempo e em recursos. É também um instrumento de análise para obtenção de apoio creditício em bancos, instituições financeiras ou mesmo na busca de um sócio investidor para completar os recursos próprios necessários à sua execução.

O Projeto de Viabilidade é utilizado para implantação de novas empresas, como também na ampliação de atividades de empresas existentes. Na segunda hipótese é importante analisar como a empresa está hoje e qual será o impacto do investimento na sua performance empresarial.


Post em Destaque
Posts recentes
Arquivo
Procura por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page