top of page

9 comportamentos que elevam sua carreira

9 COMPORTAMENTOS QUE PODEM ELEVAR SUA CARREIRA

Comportamentos que elevam a carreira. Você já se perguntou por que pessoas, que muitas vezes estudaram na mesma escola, que fizeram a mesma graduação de faculdade, no mesmo bairro têm níveis de sucesso na carreira diferente?

Palestras de empreendedorismo tem repassado aos participantes, técnicas de carreira e liderança, da importância de pensamentos positivos, da mudança de modelo mental (O famoso PENSAR FORA DA CAIXA) na carreira das pessoas, pois, mudança de pensamento aliada à mudança de comportamentos, que com a prática se tornarão atitudes, fará toda a diferença na sua carreira.

Ter sucesso é fácil?

Se fosse fácil não seríamos todos destaques profissionais?

Para onde iria à diferenciação, que faz você ser escolhido, entre a multidão?

Imagine uma escola de gênios com Q.I. acima da média. Imaginou?

Quem se destacaria neste universo seria o mais inteligente de todos ou o que se adaptasse melhor ao ambiente e se comportasse de forma a conseguir se destacar?

Os caras mais inteligentes e com as melhores notas da minha turma de escola não são hoje, os que têm mais sucesso na carreira.

Tudo isso exposto, chegamos ao ponto central deste artigo:

O que faz a diferença em uma carreira é o comportamento.

Claro e evidente que quanto mais você estudar e treinar, melhores serão seus resultados. Desde que você tenha os comportamentos adequados ao ambiente corporativo.

Antes de entrar nos nove comportamentos que selecionamos como os principais, entre muitos, para mudar uma carreira a médio e longo prazo, quero lhe falar sobre disciplina e persistência. As pessoas querem mudanças rápidas. A internet e a era digital nos expos a uma tonelada de informações rasas e rápidas, pois, não nos aprofundamos em nada. Isto fez com que queiramos respostas e mudanças no apertar de um botão. Carreiras sólidas e duradouras precisam de tempo para ser construídas, precisam de alicerces sólidos. Então os comportamentos abaixo precisam ser praticados com disciplina e perseverança por no mínimo seis meses para os resultados começarem a aparecer.

Nove comportamentos que elevam sua carreira

1 – Capacidade de adaptação – O mercado, o ambiente de trabalho, os líderes e tudo em um ambiente corporativo, mudam rapidamente e muitas vezes sem aviso prévio. Nós seres humanos somos resistentes a mudanças e isso faz com que ao nos depararmos com a mudança, nossa reação mais instintiva seja reclamar e ficar reativo. O profissional que conseguir se adaptar e aceitar as mudanças como uma oportunidade de crescimento e aprendizado, sempre terá maior sucesso na carreira.

Mude seu comportamento, sempre que a mudança no seu ambiente de trabalho surgir, por mais que pareça que será para pior. Lide com ela com pró-atividade e sem resistência.

Lembre-se que o fruto para nascer foi antes uma semente, e a semente para germinar precisa se libertar da casca, que é sua proteção. Muitas vezes precisamos nos livrar do que aparentemente nos protege para poder crescer. Essa proteção que criamos é natural, é a nossa segurança, mas excesso de segurança nos faz entrar na zona de conforto. Sucesso sempre requer uma dose de risco.

2 – Pontualidade – Uma pena que profissionais com grande talento, se percam na carreira, pois, não tem responsabilidade com horários e prazos. Existem alguns colaboradores excelentes que deixaram de assumir cargos de gerência, pois, não conseguiam cumprir horários. Não adianta ser muito bom se quando precisarem de você, você não estiver onde deveria estar. Como alguém poderá contar com alguém que não está onde deveria? Quem já foi aluno em treinamentos ou cursos sabe que chova ou faça sol, com transito engarrafado ou não, sabe que deve estar pronto, quinze minutos antes do horário marcado, para iniciar a aula ou treinamento.

3 – Comunicação – Comunique-se com as pessoas de todos os níveis da organização, converse, interaja – do porteiro ao dono da empresa – fale com todos da base ao topo. Muita gente ganha um cargo de chefia e já se sente superior às outras pessoas e começam a ignorá-las. Sua função pode ser hierarquicamente acima no organograma, mas na vida somos todos iguais, então fale com todas as pessoas com cordialidade e respeito.

80% dos problemas de uma organização são por conta de falha na comunicação. Uma pessoa fala uma coisa e a outra entende outra coisa. Seja um bom ouvinte, quando alguém estiver falando com você preste atenção em cada palavra e esqueça o resto. Hoje é comum você estar falando com alguém e esta pessoa estar lendo mensagens no celular enquanto fala com você. Pare por instante e só ouça o que estão lhe dizendo, ninguém morrerá se você esquecer o restante por alguns segundos. (salvo se você for médico de emergência hospitalar em plantão – risos).

4 – Disposição para servir – Fazer o que for necessário para ser útil e não ficar esperando alguém mandar você fazer algo. Ter iniciativa de ser um bom servidor, ou seja, uma pessoa que soluciona problemas para as outras pessoas e não umas que empurra o problema ou que reclama dele. Faça mais do que esperam de você e você será lembrado. É promovido quem é lembrado.

Esqueça se fulano ou ciclano não está fazendo o trabalho dele e se você trabalha demais. Faça bem, faça mais e uma hora você terá seu valor reconhecido. Senão for nesta empresa onde está agora, será em outra. Bons profissionais são “pescados” por outras empresas, dentro de seus empregos. Isso acontece, pois, quando você é um excelente profissional sua fama atravessa os muros da organização, são percebidos por empresas de fora.

5 – Confiança – Seja confiável, ninguém dará espaço de crescimento para alguém em quem não confia. Para ser uma pessoa de confiança, ter credibilidade, é preciso assumir uma posição, não dá para jogar em duas posições, ou seja, tenha opinião própria, mas respeite a opinião dos outros. Para ser confiável é preciso cumprir além de suas funções, digna e corretamente, cumprir também sua palavra.

6 – Interesse – Tenha interesse pela sua função, pelo seu trabalho e pela empresa. Estude e demonstre interesse em aprender funções novas, tarefas novas, dediquem-se a fazer o melhor e para fazer o melhor é preciso estudar e treinar. Eu nunca promoveria um colaborador que não se interessa pela empresa, que não “veste a camisa”. O melhor colaborador que tenho na empresa, veste a camisa e se interessa e por isso cresceu na empresa. Ele se adianta aos problemas, procura alternativas para resolver, tem iniciativa, e amor pela empresa.

7 – Segurança – Pessoas de sucesso são seguras, não em seus cargos, mas neles mesmos. Sabem que podem aprender qualquer coisa e fazer bem, basta estudar, aprender e treinar. Muitas pessoas deixam de crescer, pois, diante de qualquer desafio já se acham incapazes de resolvê-los. Surge uma oportunidade desafiadora em outra área e se recusam a estudar uma nova função, tem medo de sair da zona de conforto, de recomeçar. Ainda existem os piores que acham que já aprenderam tudo e não precisam estudar nada sobre a função que exercem.

8 – Trabalho em equipe – Muitas pessoas possuem dificuldade em trabalhar em equipe, mas um profissional de sucesso sabe que é preciso saber se relacionar bem com a equipe para prosperar. Você não precisa amar toda a equipe. Aquela pessoa que você não gosta, não precisa virar sua amiga de infância e frequentar sua casa, basta que você respeite-a como profissional e seja profissional para com ela.

Sabemos como é difícil tratar bem, quem nos trata mal, mas é ai que reside o segredo. Se uma pessoa vem com pedras na mão e você a trata com educação e respeito, geralmente ela se sente mal e com tempo mudará com você.

Quando você não se dá bem com alguém na equipe, toda a equipe perde também. Inclusive você. Você acha que num time de futebol todos se amam? Nem sempre, às vezes há inimigos declarados, mas na tarefa “jogar bola” em campo, ou seja, na função, eles compartilham, trocam passes e jogam para que toda a equipe ganhe.

9 – Foco – Tentar fazer muito bem um monte de coisas é a pior coisa que existe em uma carreira. Se você quer ter sucesso em algo é preciso focar nisso. Focar em algo é colocar esse algo como sua prioridade. É incrível como as pessoas se dispersam e perdem o foco.

Sua carreira é seu foco? Então abra mão de outras coisas e coloque-a como prioridade. Eu nunca coloco meu foco em duas coisas ao mesmo tempo prefiro separá-las e fazê-las em momentos distintos com foco total. Os resultados aumentam muito quando estamos focados.

Essas são as dicas de carreira e se você tiver disciplina, aplicar e praticar, sem que as esqueça nas próximas semanas, você verá resultados surgirem a médio e longo prazo. Requer disciplina, mas se você quer ser diferente e se destacar, precisa fazer mais do à maioria e talvez mais do que está fazendo hoje. O mundo só muda quando você muda.

Esperamos que tenham gostado. Críticas, sugestões, reclamações e indicações são sempre bem vindas.

Ah! Compartilhe. Ajude outras pessoas que vocês acreditam que irão se beneficiar com este artigo. Obrigado!

9 COMPORTAMENTOS QUE PODEM ELEVAR SUA CARREIRA

Comportamentos que elevam a carreira. Você já se perguntou por que pessoas, que muitas vezes estudaram na mesma escola, que fizeram a mesma graduação de faculdade, no mesmo bairro têm níveis de sucesso na carreira diferente?

Palestras de empreendedorismo tem repassado aos participantes, técnicas de carreira e liderança, da importância de pensamentos positivos, da mudança de modelo mental (O famoso PENSAR FORA DA CAIXA) na carreira das pessoas, pois, mudança de pensamento aliada à mudança de comportamentos, que com a prática se tornarão atitudes, fará toda a diferença na sua carreira.

Ter sucesso é fácil?

Se fosse fácil não seríamos todos destaques profissionais?

Para onde iria à diferenciação, que faz você ser escolhido, entre a multidão?

Imagine uma escola de gênios com Q.I. acima da média. Imaginou?

Quem se destacaria neste universo seria o mais inteligente de todos ou o que se adaptasse melhor ao ambiente e se comportasse de forma a conseguir se destacar?

Os caras mais inteligentes e com as melhores notas da minha turma de escola não são hoje, os que têm mais sucesso na carreira.

Tudo isso exposto, chegamos ao ponto central deste artigo:

O que faz a diferença em uma carreira é o comportamento.

Claro e evidente que quanto mais você estudar e treinar, melhores serão seus resultados. Desde que você tenha os comportamentos adequados ao ambiente corporativo.

Antes de entrar nos nove comportamentos que selecionamos como os principais, entre muitos, para mudar uma carreira a médio e longo prazo, quero lhe falar sobre disciplina e persistência. As pessoas querem mudanças rápidas. A internet e a era digital nos expos a uma tonelada de informações rasas e rápidas, pois, não nos aprofundamos em nada. Isto fez com que queiramos respostas e mudanças no apertar de um botão. Carreiras sólidas e duradouras precisam de tempo para ser construídas, precisam de alicerces sólidos. Então os comportamentos abaixo precisam ser praticados com disciplina e perseverança por no mínimo seis meses para os resultados começarem a aparecer.

Nove comportamentos que elevam sua carreira

1 – Capacidade de adaptação – O mercado, o ambiente de trabalho, os líderes e tudo em um ambiente corporativo, mudam rapidamente e muitas vezes sem aviso prévio. Nós seres humanos somos resistentes a mudanças e isso faz com que ao nos depararmos com a mudança, nossa reação mais instintiva seja reclamar e ficar reativo. O profissional que conseguir se adaptar e aceitar as mudanças como uma oportunidade de crescimento e aprendizado, sempre terá maior sucesso na carreira.

Mude seu comportamento, sempre que a mudança no seu ambiente de trabalho surgir, por mais que pareça que será para pior. Lide com ela com pró-atividade e sem resistência.

Lembre-se que o fruto para nascer foi antes uma semente, e a semente para germinar precisa se libertar da casca, que é sua proteção. Muitas vezes precisamos nos livrar do que aparentemente nos protege para poder crescer. Essa proteção que criamos é natural, é a nossa segurança, mas excesso de segurança nos faz entrar na zona de conforto. Sucesso sempre requer uma dose de risco.

2 – Pontualidade – Uma pena que profissionais com grande talento, se percam na carreira, pois, não tem responsabilidade com horários e prazos. Existem alguns colaboradores excelentes que deixaram de assumir cargos de gerência, pois, não conseguiam cumprir horários. Não adianta ser muito bom se quando precisarem de você, você não estiver onde deveria estar. Como alguém poderá contar com alguém que não está onde deveria? Quem já foi aluno em treinamentos ou cursos sabe que chova ou faça sol, com transito engarrafado ou não, sabe que deve estar pronto, quinze minutos antes do horário marcado, para iniciar a aula ou treinamento.

3 – Comunicação – Comunique-se com as pessoas de todos os níveis da organização, converse, interaja – do porteiro ao dono da empresa – fale com todos da base ao topo. Muita gente ganha um cargo de chefia e já se sente superior às outras pessoas e começam a ignorá-las. Sua função pode ser hierarquicamente acima no organograma, mas na vida somos todos iguais, então fale com todas as pessoas com cordialidade e respeito.

80% dos problemas de uma organização são por conta de falha na comunicação. Uma pessoa fala uma coisa e a outra entende outra coisa. Seja um bom ouvinte, quando alguém estiver falando com você preste atenção em cada palavra e esqueça o resto. Hoje é comum você estar falando com alguém e esta pessoa estar lendo mensagens no celular enquanto fala com você. Pare por instante e só ouça o que estão lhe dizendo, ninguém morrerá se você esquecer o restante por alguns segundos. (salvo se você for médico de emergência hospitalar em plantão – risos).

4 – Disposição para servir – Fazer o que for necessário para ser útil e não ficar esperando alguém mandar você fazer algo. Ter iniciativa de ser um bom servidor, ou seja, uma pessoa que soluciona problemas para as outras pessoas e não umas que empurra o problema ou que reclama dele. Faça mais do que esperam de você e você será lembrado. É promovido quem é lembrado.

Esqueça se fulano ou ciclano não está fazendo o trabalho dele e se você trabalha demais. Faça bem, faça mais e uma hora você terá seu valor reconhecido. Senão for nesta empresa onde está agora, será em outra. Bons profissionais são “pescados” por outras empresas, dentro de seus empregos. Isso acontece, pois, quando você é um excelente profissional sua fama atravessa os muros da organização, são percebidos por empresas de fora.

5 – Confiança – Seja confiável, ninguém dará espaço de crescimento para alguém em quem não confia. Para ser uma pessoa de confiança, ter credibilidade, é preciso assumir uma posição, não dá para jogar em duas posições, ou seja, tenha opinião própria, mas respeite a opinião dos outros. Para ser confiável é preciso cumprir além de suas funções, digna e corretamente, cumprir também sua palavra.

6 – Interesse – Tenha interesse pela sua função, pelo seu trabalho e pela empresa. Estude e demonstre interesse em aprender funções novas, tarefas novas, dediquem-se a fazer o melhor e para fazer o melhor é preciso estudar e treinar. Eu nunca promoveria um colaborador que não se interessa pela empresa, que não “veste a camisa”. O melhor colaborador que tenho na empresa, veste a camisa e se interessa e por isso cresceu na empresa. Ele se adianta aos problemas, procura alternativas para resolver, tem iniciativa, e amor pela empresa.

7 – Segurança – Pessoas de sucesso são seguras, não em seus cargos, mas neles mesmos. Sabem que podem aprender qualquer coisa e fazer bem, basta estudar, aprender e treinar. Muitas pessoas deixam de crescer, pois, diante de qualquer desafio já se acham incapazes de resolvê-los. Surge uma oportunidade desafiadora em outra área e se recusam a estudar uma nova função, tem medo de sair da zona de conforto, de recomeçar. Ainda existem os piores que acham que já aprenderam tudo e não precisam estudar nada sobre a função que exercem.

8 – Trabalho em equipe – Muitas pessoas possuem dificuldade em trabalhar em equipe, mas um profissional de sucesso sabe que é preciso saber se relacionar bem com a equipe para prosperar. Você não precisa amar toda a equipe. Aquela pessoa que você não gosta, não precisa virar sua amiga de infância e frequentar sua casa, basta que você respeite-a como profissional e seja profissional para com ela.

Sabemos como é difícil tratar bem, quem nos trata mal, mas é ai que reside o segredo. Se uma pessoa vem com pedras na mão e você a trata com educação e respeito, geralmente ela se sente mal e com tempo mudará com você.

Quando você não se dá bem com alguém na equipe, toda a equipe perde também. Inclusive você. Você acha que num time de futebol todos se amam? Nem sempre, às vezes há inimigos declarados, mas na tarefa “jogar bola” em campo, ou seja, na função, eles compartilham, trocam passes e jogam para que toda a equipe ganhe.

9 – Foco – Tentar fazer muito bem um monte de coisas é a pior coisa que existe em uma carreira. Se você quer ter sucesso em algo é preciso focar nisso. Focar em algo é colocar esse algo como sua prioridade. É incrível como as pessoas se dispersam e perdem o foco.

Sua carreira é seu foco? Então abra mão de outras coisas e coloque-a como prioridade. Eu nunca coloco meu foco em duas coisas ao mesmo tempo prefiro separá-las e fazê-las em momentos distintos com foco total. Os resultados aumentam muito quando estamos focados.

Essas são as dicas de carreira e se você tiver disciplina, aplicar e praticar, sem que as esqueça nas próximas semanas, você verá resultados surgirem a médio e longo prazo. Requer disciplina, mas se você quer ser diferente e se destacar, precisa fazer mais do à maioria e talvez mais do que está fazendo hoje. O mundo só muda quando você muda.

Esperamos que tenham gostado. Críticas, sugestões, reclamações e indicações são sempre bem vindas.

Ah! Compartilhe. Ajude outras pessoas que vocês acreditam que irão se beneficiar com este artigo. Obrigado!


Post em Destaque
Posts recentes
Arquivo
Procura por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page