top of page

ÍNDICES FINANCEIROS

A análise das demonstrações financeiras é comumente feita através de índices, de forma a avaliar os desempenhos passado e presente, bem como projetar o futuro da empresa. Os índices são relações entre contas ou grupo de contas das demonstrações financeiras.


Existem basicamente duas formas de se utilizarem os índices. A primeira é a análise temporal da empresa, na qual o desempenho é medido ao longo do tempo permitindo que se possa pressupor as tendências futuras. A análise horizontal é um dos importantes instrumentos para esse fim. Outra forma, é a comparação com os índices de outras empresas concorrentes, e nesse caso é importante que as épocas de comparação sejam as mesmas. Também pode ser utilizada a comparação com os índices médios do setor de atividade, nunca deixando de lado a padronização dos dados.


Analisar um índice isoladamente não tem validade. Isto não permite uma informação suficiente sobre o desempenho da empresa, podendo redundar em conclusões errôneas. Utilizar índices em conjunto nos leva a melhores dados para estudos. A análise de um conjunto de índices não quer dizer que não se fazem necessárias comparações temporais e setoriais.


Temos quatro grupos de índices a saber: LIQUIDEZ, ESTRUTURA ou ENDIVIDAMENTO, ATIVIDADE e RENTABILIDADE ou RETORNO

Post em Destaque
Posts recentes
Arquivo
Procura por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page