top of page

PLANO DE NEGÓCIOS

Ao identificar uma oportunidade de negócio no mercado a preocupação do empreendedor deve ser a consolidação de seu empreendimento. Uma passagem obrigatória são os cálculos de crescimento e onde estará o ponto de equilíbrio. Isto poderá determinar o sucesso (ou fracasso) de um negócio.


MISSÃO

Toda empresa deve ter uma Missão.

Planejar e montar um empreendimento não é uma tarefa das mais fáceis, mas pode ser enfrentada de maneira sistemática e isso irá permitir um aumento significativo nas probabilidades de sucesso. Primeiramente, é preciso que se entenda que uma empresa deve ter uma razão para existir. Em segundo lugar, o empreendedor deve saber por que sua empresa deve ser criada. Muitas pessoas dedicam horas e horas para montar um negócio sem uma noção exata do que pretendem. Algumas idéias podem ser boas outras nem tanto. O desejo de se tornar independente e fugir de ambientes de trabalho é um pensamento muito frequente. Fique atento. Muitas vezes o mercado pode ser muito mais exigente que um patrão. Desta maneira, aquele que inicia um negócio pensando apenas em se livrar das obrigações de um emprego podem se decepcionar grandemente.

Muitos empreendedores desejam uma oportunidade criativa e embarcam num novo negócio como meio de se expressar. Sem dúvida de que essa motivação é aceitável para se montar e operacionalizar uma empresa, mas par chegar ao sucesso, qualquer negócio necessita que o dinheiro apareça pela simples razão de que poucos empreendimentos têm condições de sobreviver se não forem lucrativos.

O simples desejo de ter um negócio próprio não justifica a existência de uma empresa. Mesmo o desejo de obter lucro não é o suficiente para que se alcance o sucesso. A prosperidade de uma empresa deve ter também uma motivação econômica, ou seja, é preciso que bens e serviços sejam produzidos e que as pessoas se sintam motivadas em compra-los em quantidades suficientes.

Por exemplo, um empreendedor que deseja ter uma empresa de alimentos apenas por que é um bom cozinheiro, provavelmente, não conseguirá sustentar seu negócio por um determinado tempo se não houverem clientes dispostos a consumir sua comida. Lamentavelmente, em geral, as pessoas têm muitas razões para não comprar. O preço, a qualidade, a concorrência são fatores decisivos. De que adianta ser o melhor cozinheiro da cidade se não conseguir vender seus produtos por um preço razoável? Além disso, se não for capaz de entregar seus produtos no prazo ou providenciar um local adequado, certamente o fracasso estará batendo à sua porta e seu negócio não durará muito tempo.

Uma empresa sobrevive e tem sucesso quando o proprietário consegue identificar a demanda verdadeira para seus bens e serviços. Ainda mais, é preciso que ela seja capaz de vender esses bens e/ou serviços por um preço que o consumidor esteja disposto a pagar. Finalmente, deve existir uma estrutura de custos que gere lucro suficiente para justificar o investimento de tempo, energia e recursos aplicados pelo empresário.

Observadas estas condições fica claro que antes de mais nada o empreendedor deve, ao abrir ou dar continuidade a um negócio, determinar as razões pelas quais sua empresa deve existir. É necessário ressaltar que fazer uma relação de razões resumidas em um texto que reflita as motivações tanto do empreendedor quanto do mercado é de fundamental importância.

Este procedimento é comumente chamado de MISSÃO da empresa.

A título de esclarecimento, damos um exemplo genérico: A empresa XYZ deseja fornecer à região ABC (região onde a empresa está ou será instalada) o(s) produto(s) N (produto e/ou serviços) de alta qualidade, permitindo ao mesmo tempo que os proprietários da empresa conquistem sua independência pessoal e financeira.


IDENTIFICAR OPORTUNIDADE DE MERCADO

Toda empresa precisa definir o que vai fazer e identificar uma oportunidade de mercado.

Pode parecer fácil definir o que uma empresa vai fazer, mas não é verdade.

A definição do objetivo do negócio deve ser suficientemente abrangente para estimular a criatividade, mas ao mesmo tempo, restrita para oferecer uma direção à empresa.

Com o tempo, uma empresa pode mudar a definição de seu objetivo, criando com isso novas oportunidades. Como exemplo disso, vamos citar: Hipoteticamente uma Companhia de petróleo julgava que seu objetivo era perfurar, refinar ou comercializar petróleo e seus derivados. Hoje, essas companhias são consideradas como sendo fornecedoras de energia, fornecendo petróleo, gás, eletricidade, carvão, energia solar entre outras.

O mercado tem se tornado muito complexo e competitivo, obrigando as empresas a ampliar sua definição. Bancos, por exemplo, transformaram-se em grandes corporações e passaram a oferecer vários tipos de serviços financeiros; Jornais, outro exemplo, estão muito mais envolvidos no setor de comunicação do que no setor editorial.

As indústrias que ampliaram seu campo de ação apresentaram um crescimento maior do que aquelas que ficaram reféns de uma definição histórica. Uma indústria, por exemplo, que não se revelou particularmente criativa, apresentou um crescimento mais lento do que as que ampliaram seus objetivos.

Ao especificar a missão e o objetivo da empresa, o empreendedor deve pesquisar se existe uma demanda para o negócio, respondendo às perguntas seguintes:


  • Por que a empresa deve ser estabelecida?

  • Que nicho de mercado específico a empresa vai preencher?

  • Por que outras empresas não se interessaram nesse mercado?

Caso a empresa já exista e esteja buscando a continuidade ou ampliação, o empresário deve se perguntar:


  • Por que a empresa foi aberta?

  • Que nicho de mercado ela vem preenchendo?

  • Quais são os concorrentes e por que essa concorrência existe?

Tanto para uma empresa que já existe quanto para a que vai iniciar, o empreendedor deve preparar uma pesquisa de mercado. Para essa pesquisa, caso tenha conhecimento suficiente, ele poderá realiza-la sozinho. A contratação de uma consultoria especializada será o caminho indicado para aqueles que se sintam inseguros ou que não disponham de tempo para o levantamento destes dados econômicos, geográficos, demográficos e demais informações relevantes.


Post em Destaque
Posts recentes
Arquivo
Procura por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page